Os nossos projetos são direcionados a diferentes públicos e contextos, visando criar impacto positivo e duradouro na sociedade.
O Documental “Entre os Montes” retrata a singular história de vida de Adérito Montes, cigano, mediador e aventureiro, que se cruza com a história recente do país, entre os anos 50 e a atualidade. Produzido e realizado de forma colaborativa, o filme é a história de uma viagem entre os montes do Alentejo e as colinas de Lisboa. Uma história de amor, aventuras e luta por direitos de cidadania.
O “Projeto d’Ajuda” promovido em parceria com o Clube Intercultural Europeu e a LocalsApproach, tem como objetivo promover o desenvolvimento local e uma efetiva melhoria das condições de vida da população da freguesia da Ajuda, de forma estruturada e sustentável, fomentando migrações entre bairros e estabelecendo sinergias.
O projeto “Bairro Leitor”, promovido em parceria com a Junta de Freguesia da Ajuda e a Laredo Associação Cultural, tem como objetivo tornar o bairro do Casalinho da Ajuda num lugar onde se vive melhor por ser um bairro leitor, através de práticas inclusivas de leitura numa abordagem transgeracional e de educação não formal.
O projeto “CASAlinho Comum, foi desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia da Ajuda e o Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda e tinha como objetivo promover o bem-estar da comunidade intercultural do bairro do Casalinho da Ajuda através da capacitação de pessoas e das organizações através das artes, do desporto e da cultura criando um espaço de cidadania e participação, empoderamento e governança inclusiva do território, que potencie recursos e contribua para o reforço da participação ativa das pessoas e das organizações nas redes locais.
O projeto “Jobster” desenvolvido em parceria com a AGIR XXI - Associação para a Inclusão Social, visa contribuir para a redução da taxa de desemprego jovem através de um trabalho de motivação e encaminhamento de jovens (designados NEET) para programas de capacitação, formação e qualificação.
O projeto Oficinas Romani, desenvolvido em parceira com o Teatro Umano, Associação Cultural (TU), tem como objetivo promover as práticas de empreendedorismo e de cidadania junto da comunidade cigana, contribuindo para uma maior participação cívica na sociedade, através da capacitação e desenvolvimento de competências. Ajuda de Artistas O projeto “Ajuda de Artistas” teve duas edições, em 2016 e 2016, realizado em parceria com o Fórum de Artes e Ofícios da Ajuda (FAOA) e o Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio-Seco (CCR CCR), pretende promover a capacitação, através da educação formal, não formal no âmbito das artes, animação sociocultural, cidadania e turismo, dotando os participantes para a intervenção sociocultural, artística e para uma atitude cívica consciente, promovendo o património material e imaterial, o desenvolvimento local e o empreendedorismo social.
A Feira de Saúde e Bem-Estar, tem como objetivo sensibilizar a população para a saúde e o bem-estar e desenvolver um conjunto de atividades relacionadas coma adoção de hábitos de vida saudável, melhor controlo da saúde (rastreios de diabetes, hipertensão arterial, auditivos, visuais, demências, cancro de pele, entre outros) e sessões de informação e sensibilização sobre como aceder ao tratamento de algumas patologias incapacitantes, nos cuidados de saúde e de reabilitação física e psicossocial.
As MEDtalks são um conjunto de palestras inseridas na Feira de Saúde e Bem-Estar, destinadas a disseminar ideias e projetos na área da saúde mental.
O projeto “AMAR’ELA” resulta de uma parceira com a Associação de Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP) e tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel da mulher cigana, o conhecimento da cultura cigana, desmistificar preconceitos e a promoção da igualdade e oportunidades de gênero.
O principal objetivo do projeto é promover e ativar competências promotoras da saúde mental e do bem-estar entre alunos, famílias, professores e auxiliares. O projeto "A Hora da Empatia" resulta de uma parceria com a Associação Ser Mudança (ASM) e o Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda.
O projeto TIS - Teatro de Inclusão Social, resulta de uma parceria com o Teatro Umano, Associação Cultural (TU) e tem como grande objetivo a promoção da inclusão de pessoas com doença mental, e a promoção de processos culturais que valorizem a dimensão criativa como fator de promoção do bem-estar e da saúde mental, com recurso à prática artística.